O uso consciente dos meios de comunicação.

Com o constante desenvolvimento dos meios de comunicação e a globalização acontecendo desde os séculos passados, vemos a grande interferência na construção e no comportamento das sociedades modernas. Por um lado, pontos positivos a esse respeito podem ser citados, mas por outro, a má utilização desses meios, influenciam muitas vezes por completo a vida das pessoas, influindo na formação de suas condutas e seu caráter. Mas para que a sociedade faça um uso consciente e responsável dessas fontes, é necessário que as próprias ofereçam serviços de qualidade e principalmente de conteúdo. Pois a Mídia criou condições para a renovação das tradições e ultimamente anda transmitindo mensagens que chocam com nossos valores. A compreensão desse novo mundo inserido pelos meios de comunicação é importante, para mantermos nossa personalidade, mas não nos esquecermos que a interação deles em nossas vidas é indispensável, basta sabermos utilizá-los de maneira certa e enriquecedora.

Numa reportagem lançada em setembro de 2006 pela cidade do Vaticano, ao comentar a intenção do Papa de rezar pelo uso consciente dos meios de comunicação, o Apostolado da Oração dá a seguinte explicação: “Uma reflexão atenta sobre a dimensão ética das comunicações deve desembocar em iniciativas práticas orientadas a eliminar os perigos para o bem-estar da família, propostos pelos meios de comunicação social, e assegurar que esses poderosos meios de comunicação continuem sendo autênticas fontes de enriquecimento.”

Porém, não é o que se vem presenciando num meio super difundido e facilmente acessível à população, como é o caso da televisão. Citando como exemplo as novelas exibidas em horários nobres, ao mesmo tempo em que essas tratam de temas positivos e polêmicos como o preconceito de maneira geral, o uso de drogas e bebidas alcoólicas, questões de saúde e recuperação, depoimentos de exemplos de vida mostrados no final das novelas, exibem também cenas de sexo, competição desleal com o próximo, maus comportamentos, além de inúmeras cenas impróprias, para uma grande parte da faixa etária de espectadores, fazendo assim, com que certos valores familiares sejam quebrados. Assim como a TV, a internet é outro meio de comunicação muito utilizado atualmente de maneira incorreta pelos jovens. Oferecendo um mundo amplo de informações, conhecimento e cultura, infelizmente ela é mais procurada apenas na forma de lazer, diversão e entretenimento, como sites de relacionamento e bate-papos. Sendo assim, é possível ser um cidadão melhor a partir do uso consciente dos meios de comunicação? Como fazer uma sociedade melhor com esses veículos?

Com base nos fatos apresentados, baseados nas pesquisas realizadas, conclui-se que, a mídia exerce uma grande e importante influência na sociedade, mas deve existir a preocupação em saber lidar com os atuais meios de comunicação e os que ainda serão lançados no mercado. Assim, em pleno século XXI, a sociedade deve se posicionar de modo crítico e racional, sabendo dar corretas finalidades a esses meios. Desta forma o comportamento humano não seria o mesmo do que estamos presenciando na realidade atual.

(Priscilla Chiapin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário